segunda-feira, 28 de abril de 2008

DEUS QUE VEJO E QUE EU TENHO A VER COM ISSO.

Ontem fui surpreendido, uma pessoa que amo muito, que tem acesso a mim mais que qualquer outra pessoa. Me disse; "Por que você usa termo Meu Deus se você não acredita em Deus?". E me perguntei, Eu não acredito em Deus? Então vamos lá, igreja não tenho, tenho uma certa alergia a coisa, quem me convida costumo não ir, antes não, antes eu ia, afinal quase tudo nessa vida, primeiro se experimenta, depois abre-se a boca. E eu já meti meu nariz em terreiros de umbanda (Muito bonito), Na catedral católica (Silêncio agradável), em culto neo-peteconstal (Credo misturado com energia exarcebada) entre outras. Confesso que ser fiel a uma, fui em nenhuma, cheguei a ir num grupo de jovem da igreja que nem me lembro o nome, mas rezar aquilo requer uma fé a doutrina ainda longe de mim. Simpatizei por muito e muito tempo pelos Hare Kshisna, mas deixemos a parte oriental de lado.

Meu lado sobre Deus é simples até demais. Eu não curto a terminologia Deus, pra mim "Deus, o criador de tudo e todos não existe". Pra mim a natureza é o próprio Deus. Ou seja, entendo, ou apenas sugiro, que a natureza não é obra de alguem mais elevado, ela é sim, dona de si e rainha de si mesma, ou seja, a própria divindade e não a manifestação dela. Mas na falta de nome, opto por Deus, mas a concepção minha é a que eu disse acima.

As condições que eu sinto deus são ainda mais banais, são três: * Quando bebo àgua de manhã cedo, quando o gole "meia" a garganta, aquele segundo ali, pra mim é Deus. ** Quando vou entrando em uma mata, que a humildade vai abaixando a temperatura, aquela sensação me desperta algo parecido com aviso, pra mim fica valendo como Deus *** Quando chove.

Então essa é a interpretação que tenho levado pra mim, igrejas não me conquistaram, até vejo a concepção cristã como uma das coisas mais inteligentes existentes na sociedade mas não atingi a mim. Agora claro, isso eu costumo dizer pra poucos ou quase ninguém e eu tenho minhas heresias sim. Então na soma dos fatores é comum aparecer gente dizendo que eu não gosto ou não acredito em Deus, dependendo do Deus que você vir, será por aí mesmo.

E quanto as heresias, palavras criadas, ou a camisa "VÁ A IGREJA MAS NÃO ME CHAME" que eu ainda não conseguir fazer, vou levando até onde essa liberdade de idéia e minha gaiatisse puder me levar. Quanto ao credo alheio, torço que o pratiquem.

Nenhum comentário: