segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A FÊNIX QUE NÃO VEIO



Há uma semana o Supermercado Irmãos Gonçalves da avenida Rio de Janeiro sofreu um incêndio. Aí sempre aparece uma língua afiada e diz "Ah! mas tem seguro". Sim, tem seguro. Mas ninguém se dedica a algo sonhando em vê-lo ir para os ares. Então foi uma notícia horrível para os empresários, empregados e clientes do supermercado. Por sorte, sem tragédia.

Mas se o fogo foi inevitável, a oportunidade de uma comunicação foi uma verdadeira mancada da parte da empresa e da parte de quem o assessora. Porque quando o Brasil perdeu de 3x0 para a França, deu anúncio para a Lupo, quando o Ronaldinho se envolveu com travestis, deu anúncio de peças automotivas. Às vezes acontecem coisas que não podemos controlar e que pra nossa sorte, dão anúncios. E anúncios de excelente resultado. Situação diferente de fazer "Arraial do preço baixo", "Carnaval do preço baixo" e "Papai Noel da Loja Y".

Fingir de conta que nada aconteceu, definitivamente não é uma Brastemp. Um anúncio via rádio, tevê ou jornal. Caíria bem. Assumir uma postura, uma mensagem que significasse "nossa empresa sofreu danos, mas nós sentimos mesmo é em não poder lhe atender".

Essas coisas são boas. Quando a Ford faz o recall de peças de um automóvel, ela não queima seu filme, ela o edifica. A leitura de quem recebe o anúncio é que está diante uma companhia responsável. Se o IG tivesse feito um anúncio avisando sua situação, não dava outra, ele mostraria que a empresa desceu de seu posto de CNPJ para ser um RG. Algo humano mesmo, que reforçaria bastante a marca do supermercado e teria a simpatia do consumidor. Mas tudo isso, ninguém viu. Por quê? A oportunidade se foi e a fênix não veio.



* Ave Fênix - a famosa lenda da ave que renasce das cinzas

2 comentários:

Blog Esponja disse...

Cara concordo com vc.
Perderam a oportunidade de aproveitar a tragedia (talvez inevitável) para vender a marca e ser vem vista pelo consumidor.

Marketing de oportunidade tem o prazo de validade curtissimo. Se não aproveita de imediato já era.

Quanto ao seguro, pelo que o proprietário disse no Fala Rondônia da RedeTV, o supermercado não tinha seguro não. Foi prejuizo em torno de 8 milhões de reais. Isso msm que tu leu, o velho lá disse que estima ter perdido 8 milhões de reais.

E pelo que me falaram, o dono ainda disse que em dezembro o supermercado será reinaugurado. Será que o cara é forte?

Blog Esponja ®
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Danilo ignácio disse...

É verdade, Platão. Uma oportunidade e tanto de fazer com que essa situação se revertesse em méritos pra marca IG. Os consumidores iriam se sentir lisonjeados ao ver que o consumidor é mais importante do que a tragédia financeira do supermercado.
Agora, o que pode restar disso tudo, é um bom anúncio de oportunidade. rsrs